O autor reúne em 'Saberes e incertezas sobre o currÃculo' um grupo de pensadores que oferecem ao leitor uma reflexão sobre os pressupostos nos quais se baseia a organização do currÃculo, bem como sobre os elementos e as fases de seu desenvolvimento. Partindo de um panorama de como era entendido o papel do currÃculo no passado e de como ele é visto hoje, os autores apresentam ideias, análises e propostas que, de forma ordenada, resultam dos consensos, das polêmicas e dos dilemas que devem ser levados em conta em uma educação democrática, atualizando a discussão sobre o tema.
No livro Saberes e Incertezas do CurrÃculo, Sacristán aborda a forma como o mesmo vem se institucionalizando no contexto educativo. Trata-se não somente de um contexto teórico, mas também de uma ferramenta de regulação de práticas pedagógicas. É um instrumento de inclusão, onde manifestamos nossas percepções sobre o que acreditamos ser a realidade da educação, pautados no contexto histórico (passado) e nos mostrando uma visão do futuro refletindo sobre o que pretendemos que os alunos aprendam e de que maneira podemos planejar melhorias.
Não há como exercer nossas práticas educacionais sem ter um currÃculo pré-estabelecido, pois ele é um componente formador da realidade do sistema de educação no qual vivemos, é a expressão e a concretização do plano cultural, pois toda instituição trabalha e defende uma cultura. Dentro do contexto educacional currÃculo desde os problemas com o fracasso escolar, a desmotivação dos alunos, o tipo de relações entre professores e alunos, a indisciplina em aula, que além de serem preocupações e temas de conteúdo psicopedagógico, são também de certa forma problemas que são muito relacionados ao currÃculo ofertado aos alunos.
Neste livro Sacristán (2013,p.10) enfatiza que:
Por todos estes apontamentos o autor faz um convite à reconstrução progressiva e interdisciplinar do currÃculo, pautado na reflexão da pluralidade de pensamentos e na contemplação da diversidade cultural dos sujeitos.
A obra é estruturada em seis partes englobando 30 capÃtulos.
Clique na imagem para ler o primeiro capÃtulo: O que significa currÃculo?
Não há como exercer nossas práticas educacionais sem ter um currÃculo pré-estabelecido, pois ele é um componente formador da realidade do sistema de educação no qual vivemos, é a expressão e a concretização do plano cultural, pois toda instituição trabalha e defende uma cultura. Dentro do contexto educacional currÃculo desde os problemas com o fracasso escolar, a desmotivação dos alunos, o tipo de relações entre professores e alunos, a indisciplina em aula, que além de serem preocupações e temas de conteúdo psicopedagógico, são também de certa forma problemas que são muito relacionados ao currÃculo ofertado aos alunos.
Neste livro Sacristán (2013,p.10) enfatiza que:
Se por um lado o currÃculo é uma ponte entre a cultura e a sociedade exteriores à s instituições de educação, por outro ele também é uma ponte entre a cultura dos sujeitos, entre a sociedade de hoje e a do amanhã, entre as possibilidades de conhecer, saber se comunicar e se expressar em contraposição ao isolamento da ignorância.
Por todos estes apontamentos o autor faz um convite à reconstrução progressiva e interdisciplinar do currÃculo, pautado na reflexão da pluralidade de pensamentos e na contemplação da diversidade cultural dos sujeitos.
A obra é estruturada em seis partes englobando 30 capÃtulos.
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