Explicar o que é o tempo não é tarefa simples. No entanto, todos temos uma concepção a respeito do assunto. Inclusive as crianças. À sua maneira, elas lidam com as questões que envolvem passado, presente e futuro. Para que as turmas dos 6º Anos Ensino Fundamental compreendam os fatos, do ponto de vista histórico, é fundamental que o/a professor/a amplie a noção de tempo cronológico e explicite as implicações da passagem dos anos.
O conceito aparece na Primeira Situação de Aprendizagem (Sistemas Sociais e Culturais de Notação de Tempo ao Longo da História) do Volume 01 e tem como objetivo propiciar aos alunos a compreensão de que, ao longo da História, diferentes povos colocaram-se questões sobre a natureza do tempo, cada um à sua maneira.
Como estratégia para se chegar à essa compreensão, várias atividades podem ser realizadas para dar suporte à proposta pelo Caderno do Professor.
Para se trabalhar o conceito de Tempo Cronológico é possível utilizar o poema Relógio de Vinícius de Moraes para desenvolver os conceitos de anterioridade, posterioridade e simultaneidade. O Programa Castelo Rá Tim Bum apresentou um ótimo vídeo do poema.
No vídeoclip da banda Pato Fu, são realizadas diferentes reflexões sobre o tempo cronológico e o tempo histórico.
Animação abaixo ressalta as transformações na vida do homem ocorridas ao longo do tempo, com foco no surgimento das cidades e o seu desenvolvimento por meio da industrialização. O vídeo poderá ser utilizado para reflexão e ilustração sobre as relações passado/presente/futuro.
Boa aula! ☺
O conceito aparece na Primeira Situação de Aprendizagem (Sistemas Sociais e Culturais de Notação de Tempo ao Longo da História) do Volume 01 e tem como objetivo propiciar aos alunos a compreensão de que, ao longo da História, diferentes povos colocaram-se questões sobre a natureza do tempo, cada um à sua maneira.
Como estratégia para se chegar à essa compreensão, várias atividades podem ser realizadas para dar suporte à proposta pelo Caderno do Professor.
Para se trabalhar o conceito de Tempo Cronológico é possível utilizar o poema Relógio de Vinícius de Moraes para desenvolver os conceitos de anterioridade, posterioridade e simultaneidade. O Programa Castelo Rá Tim Bum apresentou um ótimo vídeo do poema.
No vídeoclip da banda Pato Fu, são realizadas diferentes reflexões sobre o tempo cronológico e o tempo histórico.
Animação abaixo ressalta as transformações na vida do homem ocorridas ao longo do tempo, com foco no surgimento das cidades e o seu desenvolvimento por meio da industrialização. O vídeo poderá ser utilizado para reflexão e ilustração sobre as relações passado/presente/futuro.
Boa aula! ☺
0 comentários