Nos dias 23 e 24 de Junho de 2015, a Diretoria de Ensino de Votuporanga realizou uma Orientação Técnica onde um dos focos foi a Observação em Sala de Aula.
A observação da aula é uma excelente ferramenta formativa, pois por meio dela, o gestor compreende os pontos fortes do docente, que podem ser potencializados, e entende as dificuldades didáticas dele, podendo orientá-lo melhor. Entretanto, seu uso adequado depende da forma como a atividade é proposta e da relação que o coordenador tem com a equipe. Quando ele cria uma relação de parceria, o educador sente que essa ajuda é necessária e abre o espaço da sua sala. Portanto, em vez de fiscalizar, a observação precisa ter como metas:
- Acompanhar e auxiliar o educador na construção de conhecimentos didáticos, sugerindo encaminhamentos para resolver problemas;
- Favorecer a construção do conhecimento pelos alunos e professores;
- Tornar visíveis alguns conteúdos e atuações que ainda não são observados pelo docente.
Depoimento dos Professores Coordenadores Quemer Queid Huaixan, da EE. Clarinda Alves Machado, e Vera Lúcia de Mira Aidar, da EE. Gentila Guizzi Pinatti, sobre a importância da observação em sala de aula.
Depoimento dos professores Elis Regina Ribeiro (EE. Clarinda Machado de Souza), Ana Lúcia da Silva e José Cândido Domingues (EE. Cel. Pontes Gestal), Sílvia Adriana Verona Catelan (EE. Prof. Cícero Barbosa Lima Júnior) e Lucas Brassaloti (EE. Profª Sarah Arnoldi Barbosa) sobre aspectos que consideram pertinentes na observação de sala de aula nas disciplinas de Ciências Humanas.
O que o Professor Coordenador poderá observar nas aulas de Ciências Humanas:
- Se o professor retoma os conceitos da aula anterior com foco em tempo/espaço;
- Se ele contextualiza o conteúdo relacionando o global com o regional e o local;
- Se ele contextualiza tempo histórico com o atual;
- Se ele desperta a consciência em relação ao exercício de direitos políticos, civis e sociais;
- Se ele cria espaços de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito, legitimando um dos princípios que permeia o currículo, aprender a conviver;
- Se ele auxilia o aluno a refletir sobre si mesmo, reconhecendo-se como integrante e transformador do ambiente, com consciência de que a convivência deve ser alicerçada na percepção e no respeito;
- Se o professor auxilia na leitura e compreensão do espaço geográfico, e não apenas na memorização de fatos e conceitos desarticulados, priorizando o espaço como manifestação territorial da atividade social em todas as suas dimensões, econômicas, políticas e culturais;
- Se o professor se instrumentaliza com mapas, gráficos, tabelas e textos imagéticos para repertoriar o aluno no processo de aprendizagem ;
- Se ele cria situações que promovam a consciência ambiental e o respeito à igualdade e a diversidade entre os povos;
- Se o professor propõe reflexões para a compreensão das relações histórico-sociais;
- Se o professor participa dos processos de percepção e formação de valores;
- Se ele consegue fazer com que o aluno tenha estranhamento para acontecimentos que não deveriam ser corriqueiros.
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